sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Quanto Vale o Seu Sonho?


“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicava sobre a terra e que toda a imaginação era má continuamente.” “... eis que os desfarei com a terra.”
“Porém Noé achou graça aos olhos de Deus... Então disse o Senhor a Noé: Faze para ti uma arca de madeira... Porque que trago um dilúvio de água sobre a terra... Contigo estabelecerei o meu pacto.”

E assim Deus confidenciou a Noé um grande segredo: Sua indignação com a humanidade, que cada vez mais trazia tristeza ao seu coração pela frieza, falta de amor e tantos outros fatores negativos.
Deus tinha um sonho e compartilhou com Noé. Tenho certeza de que Deus se alegrou em poder confiar este sonho em detalhes, pois ele se tornara a esperança de Deus para uma nova história ser escrita na humanidade.
Imagino que assim que Deus revelou a Noé o seu plano, ele não pensava em outra coisa a não ser isso. No meio da conversa, enquanto Deus descrevia a arca em ricos detalhes, sua imaginação tomava vida e criatividade. Ele se apaixonou tanto por este sonho que ele já podia ver a arca pronta. Por muitas vezes ele perdeu o sono e no meio da noite ele se levantava da cama correndo para escrever uma idéia.
Ao buscar quem pudesse patrocinar e ajudar a construir a arca, ele não achou ninguém. Muitos não acreditaram quando ele dizia o que Deus iria fazer. Mas toda descrença, palavras de reprovação e risadas em sarcasmo não tinham significado algum. Pois só Noé sabia o valor deste sonho. Deste segredo. Então, quando ele voltou para casa depois de tantas pessoas terem tentado faze-lo desistir, ele foi em direção aos seus bois e gados e tudo o que possuía de mais valor para vender e comprar as madeiras, pregos, martelo, serrote, verniz...
Quando ele comprou todo o material para enfim poder começar a fazer, seus genros e filhos o ajudaram, mas certamente Noé era o primeiro a chegar e o último a sair. Ele nem se importava muito quando alguém não podia virar a noite com ele. Ele só queria ver a arca pronta. Com chuva ou com sol, lá estava Noé, dia após dia decidido em fazer o sonho acontecer.
Ele não se cansava! Pelo contrário.. ele cantava enquanto serrava a madeira, lixava, cortava, pregava... E a cada detalhe acrescentado ele corria para traz para poder observar e comparar com o desenho feito. Com as mãos no queixo ele analisava... analisava e, se não estivesse de acordo com o que foi proposto, ele desmontava tudo e tentava mais uma vez. E mais uma vez. E mais uma vez até conseguir a aprovação de Deus. Aí sim, ele seguia em frente.
Quanto mais a obra avançava, mais ele tinha pressa em acabar. E quanto mais próximo ao fim, mas ele vibrava e dava gargalhadas espontâneas.
O mais interessante nesta história é que quando finalmente pronta, o maior orgulho de Noé não foi ter visto a arca tão perfeita e bonita, mas sim ter ouvido da boca do próprio Deus:
“... Entra tu e toda a tua casa, porque te hei visto justo nesta geração.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário