sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sair de Si Mesmo

Desta vez Deus ministrou a mim sobre Jó. Nesta história tão complexa quase que infindável, fiquei retida na parte em que Deus aparece para falar com ele...
Acho interessante o que Deus não faz. Uma vez quebrado o silêncio, Ele não dá quaisquer respostas às perguntas de Jó. Ele não se desculpa por ter ficado tanto tempo mudo.
A essa altura, Jó se mostra um tanto independente e arrogante (conseqüência por ter se defendido por tanto tempo).
Então Deus começa a fazer inúmeras perguntas... A primeira foi: “Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?”. (...) Em outras palavras: “Quem é você para negar a sabedoria dos meus planos com a sua completa ignorância?”.
Jó precisa entender então que os caminhos e feitos de Deus estão além da sua capacidade de compreensão.
“Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra?... Quem lhes pôs as medidas, se é que o sabes?... Acaso entrastes nos mananciais do mar, ou percorrestes o mais profundo abismo?... Tens idéia nítida da largura da terra? Dize-mo, se o sabes... (Fico tentando imaginar Jó_ a essa altura... Pasmo! É como quando se participa de uma aula onde o assunto tratado é praticamente novo_ e você fica ‘boiando’, e o professor está fazendo algumas perguntas aos alunos. Você se esconde por trás da cabeça do colega da frente esperando para que ele não o veja, rs). Caçarás por ventura a presa para a leoa?... Sabes tu o tempo em que as cabras monteses têm os filhos ou cuidastes das corças quando dão suas crias?... Sabes tu a ordenança dos céus, pode estabelecer sua influência sobre a terra? (...)”.
Me flagrei perguntando a mim mesma por que Deus gastou tanto tempo fazendo perguntas dos céus, estrelas, animais e tudo mais. Acredito que talvez para desviá-lo da sua desgraça, com certeza para lhe dar novas expectativas sobre a sua situação. Como se o Senhor estivesse dando um passeio pela sua criação_ um passeio pelo jardim, e está convidando Jó para acompanhá-lo... “Venha comigo Jó; veja estas coisas. Você pode mudar ou dominar minha criação? Maravilhe-se com ela, aprecie todos os feitos. Você não pode controlá-los, mas estão sob o meu controle”.
Um pensamento veio a mim: ‘ Você jamais será o que deveria ser, até que saia de si mesmo’.Talvez seja por isso que Deus o leva nesse ‘passeio’, para tirar Jó de si mesmo, para distraí-lo da sua miséria, para capacitá-lo a ver a si mesmo em um novo cenário.
E não há dúvida de que Jó entendeu a mensagem... “Então Jó respondeu ao Senhor e disse: Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei” Jo 40:3-5.
Que mudança na atitude de Jó! Era tudo o que Deus desejava ouvir... Uma resposta humilde reconhecendo o lugar de Deus_ num gesto de submissão e entrega, ele cobriu sua boca... Que lindo! “O que mais eu poderia dizer diante da sua majestade?”, eu dizia dentro de mim.
Bom, a história de Jó é infinitamente mais ampla do que este contexto, mas Deus me chamou a atenção justamente neste ponto: Levar Jó a admitir que não sabia as respostas e que absolutamente tudo está no controle do DEUS TODO PODEROSO.
Após Deus ministrar isto ao meu coração eu fiquei ali sem ação_ estava na praia lendo (nem percebi se havia pessoas além de mim, estava tão envolvida), quando entendi que Deus queria falar a mesma coisa a mim que ele falara a Jó, A MESMA COISA! E já não me importei mais com o sol maravilhoso que estava sobre mim, nem com aquele mar tão transparente e lindo que estava à minha frente, eu apenas chorei. Pedi perdão a Deus por ser tão auto-suficiente sempre. Tão independente, por achar que sei tudo sobre todas as coisas. Por sempre dar ‘o jeitinho brasileiro’ em tudo... Naquele momento, eu era Jó!
Esse meu jeito é como se fosse uma defesa de tanto que já me decepcionei. Eu tive que sorrir muitas vezes quando precisava chorar. Eu tento manter tudo sobre o meu controle, justamente por medo de perdê-lo e ver se repetir a história da minha família na minha vida (...).
Sinto como se Deus dissesse: “Venha comigo Renata; veja estas coisas. Você pode mudar ou dominar minha criação? Maravilhe-se com ela, aprecie todos os feitos. Você não pode controlá-los, mas estão sob o meu controle. Pare de ‘contar’ as estrelas ou as ondas do mar_ controlar sua vida à sua maneira... É em vão! Tudo isso está tão além da sua capacidade”.
Confesso que me senti tão pequena quanto a areia em que eu pisava ali.
Pra mim, tudo isso é um desafio, pois ainda não acredito no amor! E não é fácil anular toda opinião formada durante esses anos. Sei (mesmo ‘não sabendo’) que Deus tem algo a mais!
Preciso reconhecer que estou errada, toda essa idéia entra em contradição à minha fé em Deus! Jó tinha muitos tumores pelo seu corpo, eu tenho um só_ no meu coração! Sei que tudo isso é um processo, aliás... Já estou convencida de que não sei de mais nada. “Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei”.
“Senhor, quando queres guiar-me e serdes soberano, controlo e governo a mim mesma. Quando queres cuidar de mim, sou auto-suficiente e sirvo a mim mesma. Quando deveria depender da tua provisão, abasteço a mim mesma e sigo minha própria vontade. Me perdoe Pai, meu maior objetivo é voltar meu coração novamente para Ti. E depender das tuas mãos, e descansar nos teus braços!”.
“Obrigado Espírito Santo por se importar tanto comigo, eu te amo! E sei que o Senhor vai me curar! Amém!”.
E uma linda tarde de sol se tornou tão triste e escura quanto um dia de chuva! Deus me incentivou a fazer escolhas significativas que vão me pôr no meu ‘devido lugar’.
Me refugiar dentro de mim mesma seria fugir da voz de Deus_ Ahn, como se eu realmente pudesse fazê-lo.
Decidi sair, ousar e experimentar... E concluir a faculdade, me entender com o meu pai... Deixar o amor (que vem da essência do amor mais puro, único, isento de culpa e pecado) me surpreender!
E depois de ter entendido e decidido, s’Ua presença me envolveu. Ele me abraçou! Sei que Ele está afinando o meu caráter com o d’Ele! Que lindo!

Esse é o meu Jesus, que me conquista todos os dias, que cuida de mim_ ainda que nem sempre sua voz seja tão suave... rs.
“Amo te amar, e amo ser amada por Ti!”.

2 comentários:

  1. Renata, seu blog está lindo e, certamente, abençoará muitas pessoas, em Nome de Jesus ! Beijos e fica na Paz :*

    ResponderExcluir
  2. poxa renata obrigada por compartilhar comigo palavras q sem dúvidas vinheram diretamente do trono de Deus... esvaziar-se de si mesmo é uma missão muito dificil para nós seres humanos extremamente egocêntricos e auto-suficientes,
    e foi o q Deus fez com q Jó entendesse através dos questionamentos, q foram mt bem citados por vc... gostei e aprendi demais com esse texto...
    espero q o SENHOR nosso Deus possa sempre estar t abençoando e inspirando e te ilumine através do doce ESPÍRITO SANTO...
    um abraço desse seu amigo aqui, conte com as minhas orações sempre e lembre-se:
    "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, que são chamados segundo seu propósito" Romanos 8:28
    GOTT MIT DU IMMER!!!
    Deus está com você sempre
    tchusssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir